Pesquisa personalizada

quinta-feira, 17 de junho de 2010

1992 - Sitiados


De volta ao inicio dos anos 90, quando eu tinha 12 anos conheci uma banda que apareceu na altura com o seu album homónimo, os Sitiados. Eu andava no 7º ano na escola Dr. José de Jesus Neves Junior em Faro e a "Vida de Marinheiro" andava na boca do pessoal lá na escola, tudo a cantar o refrão da música que foi o 1º single que lançou os Sitiados. Neste mesmo ano, de modo a divulgar o seu primeiro album, os Sitiados andaram por todo o país a tocar e vieram tocar à Faro no Largo da Sé na Cidade Velha. Eu ainda era uma criança e os meus não me deixavam ir ver o concerto sozinho. Então o meu pai foi comigo e ele também tinha-se tornado fã dos Sitiados, pois costumava ouvi-los na rádio. O concerto estava cheio e foi talvez um dos meus primeiros concertos que me lembro bem. Os Sitiados tocaram vários temas do 1º album, temas que ficaram para a história da banda, tais como "Na cabana do pai Tomás", "Pérola Negra" ou mesmo o êxito "Vida de Marinheiro". Os Sitiados ainda lançariam mais dois albuns de enorme sucesso mas viriam a terminar nos finais dos anos 90, com João Aguardela, vocalista e lider da banda a aparecer noutros projectos tais como os Megafone e mais recentemente A Naifa. João Aguardela viria a falecer no ano passado vitima de doença prolongada, apenas com 39 anos, o que foi um choque para a música portuguesa. Há pouco tempo ouvi na rádio M80 um tema dos Sitiados editado em 1988 antes do 1º album, "A Noite", que ficaria conhecido através do projecto Resistência no album "Mano a mano". Fica aqui o videoclip, dedicado ao grande João Aguardela, "Vida de Marinheiro"...

Sem comentários:

Enviar um comentário