Pesquisa personalizada

sábado, 20 de fevereiro de 2010

1996 - Bush - Sixteen Stone

Esta banda apareceu no periodo grunge, e embora seja inglesa, foi influenciada por as bandas grunge de Seattle (Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, etc). Sixteen Stone foi o primeiro album dos Bush, que fez enorme sucesso mundialmente e os lançou para uma excelente carreira, gravando mais 4 albuns. A banda viria a terminar em 2002, tendo o vocalista Gavin Rossdale criado uma nova banda, os Institute. Conheci esta banda na rádio Super-FM, através do single que lá passa, "Glycerine". Mais tarde comprei o cd original numa discoteca antiga que havia ao pé da minha casa e fiquei super-fã da banda, ficando a conhecer enormes sucessos,  tais como "Machine Head", "Come Down" ou "Everythin Zen". Mais tarde (1998) cheguei a tocar o cover da musica "Machine Head" com uma banda onde fui membro, os Mad House. Deixo-vos aqui o video de "Machine Head"...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

1996 - Xutos & Pontapés - Ao vivo na Antena 3

Esta foi a minha segunda aquisição em formato cd e é um concerto dos Xutos & Pontapés gravado ao vivo nos estudios da Antena 3 em formato acustico. O principal single que andava a passar na TV, foi "O homem do leme", um tema que se pode encontrar na versão original no album "Cerco", versão esta muito diferente, pois é eléctrico e mais rapido. Contém grandes musicas e sucessos alcançados em albuns anteriores tais como: "Circo de Feras" (Album Circo de Feras de 87), "Chuva Dissovente (Album Dizer Não de Vez de 92) ou "Pequenina" (Album Direito ao Deserto de 93). Marcou a música portuguesa dos anos 90 e até hoje são das maiores bandas portuguesas em actividade. Fica aqui o tema "O homem do leme"...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

1996 - Bad Religion - Recipe for hate

 
Este ano marca a aquisição do meu primeiro leitor de cd's, que neste caso foi um CD-ROM em 2ª mão para o computador. Foi a primeira vez que pude ouvir cd's em casa e este foi o primeiro cd original que comprei. Já era fã dos Bad Religion, uma banda de punk-rock dos anos 80 e 90 e que já tinha uma série de albuns gravados. Este album marcou devido ao single "American Jesus" que costumava ouvir a passar nos bares na altura. Então quando fui comprar um cd pela primeira vez, esta foi a minha escolha pois andava com esta música na cabeça. Nessa altura não havia mp3 para sacar na net e a net era muito lenta (56k), então a unica hipoteses era comprar ou então gravar para cassete, pois os gravadores de cd's ainda estavam muito caros, mais de cem contos na altura. Este album conta com a participação especial do Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam, em duas musicas e é um album de puro punk rock do principio ao fim. Fica aqui outra das minhas musicas preferidas dos Bad Religion, que se pode considerar, uma balada de Punk Rock, "Struck a Nerve"...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

1995 - Foo Fighters


Este album marcou a viragem das bandas grunge e surge após a morte de Kurt Cobain, ex-lider dos Nirvana. Dave Grohl, antigo baterista dos Nirvana juntou uns amigos e gravou o homonimo Foo Fighters, o 1º album deste projecto que até hoje teve sucesso, tendo gravado vários albuns. Após os Nirvana terem acabado, muito se falou num projecto entre Dave Grohl e Chris Novoselic (baixista), mas Dave Grohl decidiu dar um passo sozinho gravando as musicas que tinha composto nos entretantos.
É um album que lembra os Nirvana, mas que mostra a voz de Dave Grohl e a sua queda para tocar guitarra. Contém temas de enorme sucesso tais como: "Big me", "I'll Stick around" ou "This is a call".
Deixo-vos aqui o video do primeiro single retirado: "I'll stick around"...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

1995 - Blind Zero - Trigger

Fiquei fã desta banda portuguesa portuense quando os ouvi pela primeira vê no bar King II (actual BA) em Faro. Tinha acabado de sair este primeiro album da banda e andavam a passar 2 singles na radio e em bares.
Consegui arranjar uma cópia do album e ao ouvi-lo deu para entender que tinham um estilo muito próximo do estilo grunge dos Pearl Jam. Até nuns prémios Blitz da altura, lembro-me de o vocalista Miguel Guedes dizer: "Boa noite, nós somos os Pearl Jam portugueses". Entretanto nesse mesmo ano, os Blind Zero vieram a Faro ao pavilhão do Farense a apresentar este seu primeiro album e eu marquei presença nesse concerto, tendo ainda o bilhete como recordação. Este bilhete dava direito a uma bebida de borla no King II nessa noite.
Mais tarde comprei um album ao vivo acustico contendo musicas do "Trigger" e outras raridades e foi a primeira vez que vi um cd interactivo com videoclips para se ver no computador.
Aqui fica o seu primeiro single que fez enorme sucesso: "Recognize". De enaltecer que a voz do vocalista é meio estranha cheio de efeitos graves, estilo que viria a ser mudado apartir do 2º album até hoje...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

1994 - Pearl Jam - Vitalogy


Este album saiu antes da visita de estudo que fiz no 10º ano onde descobri os Green Day. Lembro-me de ter levado dinheiro para comprar um album novo, só não sabia qual. Claro que na altura não tinha leitor de cd's então teria de comprar uma cassete original. Durante os três dias que tivemos em Lisboa fomos num dos dias ao Cascais Shopping e eu fui dentro do pão de açucar à secção de música. Depois de tanto procurar um album resolvi comprar o Vitalogy dos Pearl Jam e quando cheguei ao autocarro pus logo no radio a tocar. Nunca mais me esqueço da musica de abertura "Last Exit", mesmo ao estilo dos Pearl Jam. Mais tarde ao ouvir no meu walkman fiquei a conhecer uma das musicas mais bonitas, a "Better Man" que vim a descobrir que já tinha sido escrita pelo Eddie Vedder antes mesmo da formação dos Pearl Jam.
Este album marca a mudança da capa normal de cd para a capa de cartão, formato que dura até aos dias hojes em todos os albuns que têm saido.
As musicas que fizeram mais sucesso foram "Spin the Black circle", "Nothingman", "Better man" ou "Immortality". Aqui fica outro dos meus singles preferidos "Nothingman" ao vivo em Pistoia, Italia na Tour de 2006...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

1994 - Stone Temple Pilots - Core


Mais uma banda do movimento grunge. Este é o primeiro album que editaram em 1992. Conheci esta banda através de pessoal amigo que me ia emprestando cd's para gravar. Lembro-me de ter arranjado um VHS com o MTV Unplugged onde os Stone Temple Pilots tocavam algumas musicas deste album. Também costumava passar nos bares da noite de Faro, principalmente os dois singles mais populares que nunca me cansei de ouvir : "Creep" e "Plush". Depois deste album ainda lançaram mais quatro albuns e em 2003 separam-se.
O vocalista Scott Weilland juntou-se a 3 ex-membros dos Guns n' Roses e mais um guitarrista e formaram os Velver Revolver que duraram até 2008 editando dois albuns. Neste momento os Stone Temple Pilots voltaram a reunir e devem lançar um novo album para breve.
Um episódio interessante desta banda, é que o 4º album de originais (Nº4) foi gravado enquanto o vocalista esteve preso devido a porte de drogas.
Deixo-vos aqui o meu single preferido até hoje, "Plush"...