Pesquisa personalizada

sábado, 13 de fevereiro de 2010

1994 - OffSpring - Smash


Outra banda Punk-Rock que descobri no ano de 1994 quase ao mesmo tempo dos Green Day. O album Smash também foi o album que lançou os OffSpring para as luzes da ribalta. É um album sempre a abrir do principio ao fim sempre naquele estilo Punk Rock muito particular desta banda. Era um cd que passava muito nos bares da baixa de Faro, principalmente no KING II, o BA actualmente. Esta banda faz-me lembrar os tempos que a malta forrava os cadernos pretos, colando imagens por baixo do papel autocolante. Eu também forrei muitos e um deles era dos OffSpring. Comprava revistas de musica estrangeiras importadas, cá em Portugal não havia nenhuma resvista sobre musica, e recortava as imagens das bandas que curtia na altura para colar nos cadernos. Nesta altura também apareceram os scanners e tinhamos um lá na escola na sala de informática. Então o pessoal andava todo viciado a digitalizar imagens dos cds, pois não as conseguia arranjar em mais lado nenhum, como agora se arranja facilmente na Internet. Lembro-me de ter digitalizado a capa do album Smash tinha uma capa engraçada com uma imagem de radiografia de uma pessoa. Mais tarde, com o aparecimento dos gravadores de cd's consegui fazer uma cópia na casa de uma amiga minha, a Nelly.
O album conta com os singles: "Come out and play", "Self Esteem", "Gotta get away", etc.
Fica aqui o video do meu single preferido, ao vivo...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

1994 - Green Day - Dookie


Conheci os Green Day, durante uma visita de estudo no 10º ano. Alguém colocou uma cassete no radio do autocarro para a malta ouvir e fiquei logo fã. Foi uma banda e um album que me marcou e foi umas das minhas bandas preferidas na altura.
Quando voltei da visita de estudo tentei logo arranjar uma cópia do album, que mal a tive tocou e tocou no meu radio de casa e no meu Walkman vezes sem conta.
Pesquisando sobre a banda, vim a descobrir que este era o 3º album deles e mais tarde consegui arranjar os outros dois albuns mais antigos.
Um dia estava em casa a ver TV e ao passar pela TV2 (nome na altura) estava a dar um concerto dos Green Day ao vivo em Chicago. Pus logo a gravar com o meu antigo VHS, mas só consegui ficar com metade do concerto. Fartei-me de ver esta cassete, que acabou por rodar por muita malta amiga que também curtia Green Day. Na altura ainda não havia Internet e não havia como arranjar videos facilmente. O pessoal costumava comprar em VHS original e depois faziamos cópias entres todos. Ainda hoje tenho comigo esta cassete VHS com essa metade do concerto, mas entretanto consegui arranjar na Internet o concerto completo em Divx. Foi engraçado, ter conseguido ver a outro metade do concerto passados tantos anos.
O album Dookie é até hoje o rampa de lançamento dos Green Day e tem músicas tais como: "When I Come around", "She" e "Welcome do Paradise", single regravado, que existia no 2º album. Mais tarde arranjei o cd original, que me foi oferecido pelo meu amigo Canina que me trouxe dos Estados Unidos quando ele teve lá a morar.
A minha musica preferida é a "Basket Case" que durante muito tempo fez sucesso.
Deixou-vos aqui o video...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

1993 - Pearl Jam - Ten


Este posso considerar o album da minha vida. O album que me marcou mais. O album que já ouvi mais vezes. O melhor album dos Pearl Jam.
Antes de ter conhecido o album Ten, consegui arranjar uma cassete com o album Live in Atlanta, album pirata que também existia na versão "Dissident" que era um album triplo CD ao vivo. Este continha musicas do Vs no qual já conhecia e deu-me a conhecer algumas músicas do Ten, o que me cativou para arranjar uma cópia do primeiro album dos PJ.
Esta cópia em cassete que ainda possuio até hoje é a cópia do Ten versão europeia, que possui mais três músicas que o original americano: "Wash", "Dirty Frank" e "Alive (Live)".
Este cd tem a particularidade de a capa ser um poster dobrado que ao abri-lo contém a imagem dos 5 elementos dos Pearl Jam que gravaram o CD, todos de braço esticado a tocar uns nos outros. Em 2009 saiu uma versão resmaterizada deste album com um novo design contendo algumas raridades como bonus. É um album que marcou aquela época e ainda hoje marca muita gente.
Tem singles espectaculares, que se tornaram referência para quem gosta dos Pearl Jam tais como: "Alive", "Even Flow", "Jeremy", "Porch" e claro um dos meus singles preferidos de sempre, que me marcou para sempre : "Black". Single este que deixo-vos aqui na versão Mtv Unplugged e dedico à minha companheira, namorada e amiga, Rita Sampaio. Foi graças aos Pearl Jam que começamos a falar e é um gosto comum entre nós...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

1993 - Pearl Jam - Vs


Foi no ano de 1993 que saiu o 2º album dos Pearl Jam, o Vs. Graças aos Nirvana, comecei a ouvir várias bandas de Seattle e descobri os Pearl Jam. Gravei o album do CD original de uma amigo meu para cassete, pois nessa altura não tinha leitor de cds. Este gosto pelos Pearl Jam foi crescendo, sendo nesta altura a minha banda preferida. Os Pearl Jam já tinham um album editado, o Ten, que viria a ser o meu album preferido, mas isso fica para outro post...
Falando no Vs, este album tem excelentes musicas começando logo a abrir com o single "Go", single este que me marcou bastante, pois utilizei num trabalho de Inglês no 9º ano. O trabalho consistia em fazer um biografia de uma banda à nossa escolha, pois estavamos no capitulo da matéria sobre musica. Como os outros membros do meu grupo de trabalho não se mostraram interessados em fazer o trabalho, eu cheguei-me à frente e fiz sobre os Pearl Jam. Nessa altura não existia Internet para fazer pesquisas, então a unica fonte de procura era nas revistas que existiam na altura. Encontrei uma reportagem numa revista daquela altura, a SUPER JOVEM, e traduzi o texto para inglês.
O trabalho foi feito toda a máquina de escrever, à antiga, pois na altura não era qualquer pessoa que tinha computador em casa. A musica apresentada na aula foi a "Go", não foi dos melhores trabalhos mas gostei de fazê-lo.
Este album contem outros grandes singles tais como: "Animal", "Daughter","Dissident" ou "Elderly Woman behind a Counter in a small town".
Deixo-vos aqui outro single que me marcou bastante, que costumava ouvir nos bares quando saia á noite, na baixa de Faro, principalmente no "Morbidus" no ano de 1995:
"Rearviewmirror" ao vivo já que os Pearl Jam tiveram um periodo sem fazer videoclips...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

1992 - Nirvana - Nevermind


Ainda em 1992, lembro-me de ouvir uma rádio local de Faro, a SUPER-FM, que fez muito sucesso na cidade. Costumavam passar boa música e foi numa emissão que ouvi pela primeira vez os Nirvana com o single Smells Like Teen Spirit. Fiquei logo viciado na musica e nos Nirvana. Foi durante algum tempo uma das minhas bandas preferidas que me abriu o gosto pelo grunge e a descoberta das bandas de Seattle.
Consegui arranjar uma cassete com o album Nevermind que tinha sido editado em 1991 que copiei logo para mim e fartei-me de ouvir. Este album marcou a geração dessa altura e tinha um alinhamento fabuloso contando com singles que haviam de ficar eternos no mundo da musica, tais como: "Come as you are", "Polly", "Terrotial Pissings" ou "Something in the way". Deixo-vos aqui a musica que mais me marcou desse album durante alguns anos: "Lithium"...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

1992 - Metallica - The Black Album


Em 1992 mostraram-me outra cassete onde descobri uma grande banda, os Metallica. Já existiam há vários anos e já tinham editado 5 albuns. Mas o primeiro album que ouvi foi o homonimo Metallica, conhecido pelos fãs como The Black Album por a capa ser toda preta. A musica que logo me ficou no ouvido foi a "Enter Sadman", um clássico do metal até hoje. O album é constituido por outras grandes músicas tais como "Sad But True", "The Urforgivem" ou "Wathever I may roam". Deixo-vos aqui o video de uma das baladas mais conhecidas dos Metallica que até hoje marcou muita gente : "Nothing Else Matthers". É engraçado ver a diferença do visual dos Metallica na altura, para com o de actualmente. Nesta altura o baxista Janson Newsted ainda fazia parte da banda.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

1992 - Guns n' Roses - Use your ilusions I - a descoberta de musica mais "pesada"


Em 1992, quando ainda andava no 7º ano (tudo acontece neste ano LOL), um colega meu de turma emprestou-me uma cassete de uma banda internacional que já ouvia falar mas nunca tinha ouvido: os Guns n' Roses. Foi neste momento que comecei a ouvir outros tipos de musica, entretanto numa onda mais pesada. Fiz uma cópia dessa cassete, ouvi algumas vezes mas o que posso dizer desta banda é que me abriu os horizontes para conhecer outras bandas que haveriam de marcar a minha adolescência. Este album, a primeira parte de um album duplo, tinha musicas tais como "Welcome to the jungle" e "November Rain". Deixo-vos aqui o video da musica que sempre curti e que se calhar é das poucas que ainda gosto dos Guns n' Roses : "Don't cry".